É natural que o rosto, seja pelo processo de envelhecimento ou mesmo pela constante repetição de movimentos faciais, crie rugas e marcas de expressão na pele. Para quem busca uma aparência mais jovem, tanto o Botox® como o preenchimento facial podem auxiliar amenizando as marcas adquiridas com o tempo. Porém, os objetivos de cada procedimento variam, e por isso é importante conhecer os benefícios oferecidos por cada um. Continue a leitura a seguir e entenda as diferenças!
A toxina botulínica, ou Botox®, como é popularmente conhecida, funciona para a prevenção ou correção das linhas de expressão originadas pela movimentação repetida dos músculos faciais, e pela exposição solar e agressão dos raios UV. Tais marcas, são chamadas de “rugas dinâmicas”, e não são muito visíveis com os músculos em repouso, mas sim quando são movimentados: ao franzir a testa, arquear as sobrancelhas ou apertar os olhos, por exemplo. A aplicação do Botox® pode ocorrer em todas essas regiões: testa, músculo entre as sobrancelhas, região lateral dos olhos (para correção dos “pés de galinha”) e até mesmo no pescoço.
A aplicação do Botox® é feita com microagulhas que injetam a toxina botulínica no músculo a ser tratado. A substância age, então, como um bloqueador neuromuscular, deixando o músculo relaxado e estático. Dessa forma, impede a formação de rugas, mesmo que haja a repetição do movimento. Com isso, além de agir nas marcas existentes, atua prevenindo novas rugas.
Os resultados do Botox® iniciam em 48 a 72 horas da aplicação, porém de forma sútil. Os resultados são mais perceptíveis em uma semana após a aplicação. No que se refere a permanência dos resultados, o Botox® dura entre 4 a 6 meses, necessitando de novas aplicações em alguns casos.
O preenchimento facial é voltado para o tratamento de marcas profundas, como olheiras e bigode chinês, que são as chamadas “rugas estáticas”. Ao contrário das rugas dinâmicas, elas são fixas e visíveis, mesmo sem haver quaisquer movimentos faciais, e surgem em função do envelhecimento natural, e da evolução de rugas dinâmicas.
Com o preenchimento facial, é possível, então, preencher os vincos e sulcos formados em regiões da face que apresentem perda de gordura, promovendo o rejuvenescimento facial. A aplicação do ácido hialurônico pode ser realizada em locais como: bigode chinês, canto dos lábios, bochechas, queixo, ponta do nariz e área da mandíbula. Eventuais cicatrizes no rosto também podem ser amenizadas com o preenchimento facial.
Para realização do preenchimento facial, o ácido hialurônico é injetado na região indicada, buscando promover o aumento, tonicidade e volume da mesma, reduzindo o aspecto de “derretimento” da face. Em relação à durabilidade do procedimento, tende a ser em média de 12 meses, sem a necessidade de manutenções mais frequentes.
Em alguns casos, como sinais de tempo mais estabelecidos, o Botox® e o preenchimento com ácido hialurônico são aplicados em conjunto, em uma técnica que visa tratar o envelhecimento facial com mais efetividade.
Para entender qual o procedimento estético ideal para o seu caso, recomendamos buscar a orientação em uma clínica especializada que permitirá a melhor compreensão das suas necessidades.
Independente do tratamento que você escolher, não se arrisque! A aplicação do Botox® ou preenchimento facial precisa ser feita com a quantidade correta das substâncias, e por profissionais capacitados, para que o procedimento aconteça de forma segura e atinja os resultados desejados.
Na Clínica Dr. Cássio Klein, possuímos uma equipe competente, disposta a ajudá-la (o) da melhor forma, além de infraestrutura adequada para o seu procedimento. Fale conosco, agende sua consulta e tenha uma pele mais jovem.