Hidratação para o rosto

No centro da imagem, uma mulher com cabelos e olhos castanhos toca as suas bochechas. Seu cabelo está preso em um coque.

A hidratação é fundamental para todo o corpo, e com o rosto não seria diferente. O equilíbrio dos índices hídricos dessa região é fundamental para manter a boa aparência da pele e evitar aspectos como a oleosidade excessiva, linhas de expressão e flacidez. Saiba mais.

O que é a hidratação para o rosto

A hidratação tem a função de repor ou manter a água em nosso corpo. E quando se trata do rosto, sua função é manter os níveis hídricos nas camadas mais superficiais da pele. O procedimento realizado em centros estéticos é feito a partir da aplicação de substâncias profissionais, que propiciam a elasticidade e luminosidade da cútis. Como resultado, a pele apresenta aparência homogênea, além de uma suavização de manchas e linhas de expressão.

O que causa o ressecamento facial?

O principal motivo para a procura desse procedimento é o ressecamento da pele, porém, ele pode ser utilizado como protocolo rotineiro, de maneira a prevenir possíveis danos na pele causados pela falta de hidratação. O ressecamento da cútis pode ser ocasionado por fatores externos, como frio extremo e poluição, ou devido à genética e o envelhecimento precoce.

Importância da hidratação

A hidratação é primordial ao longo dos anos, e quando esse processo se inicia ainda na juventude, a pele tende a sofrer menos danos. Caso um protocolo para a manutenção da cútis não seja realizado, as propriedades de regeneração do local irão se perder com mais facilidade, fazendo com que o ressecamento se torne crônico.

Quando esse problema se instala de forma permanente, a chance do surgimento de rugas é maior, já que a falta de hidratação afeta a elasticidade local. Quando a pele mantém a hidratação adequada, problemas desse tipo tendem a acontecer mais tardiamente.

Quais são os cuidados com a hidratação de cada tipo de pele?

Cada tipo de pele possui diferentes necessidades no que se refere à questão da hidratação. Nesse sentido, é importante observar com atenção os aspectos da cútis de cada paciente, para assim, poder indicar o melhor meio de tratamento possível.

Pele seca

Quando se fala em hidratação, a pele do tipo seca é a que tende a ter mais necessidades hídricas. As suas características são bastante evidentes e podem se apresentar de formas mais severas quando os níveis de ressecamento são maiores.

Possui aspecto sem viço ou luminosidade, pode ser esbranquiçada e causar sensação de repuxamento. Tende a ser sensível, causar coceira, podendo até mesmo sofrer com descamação e ardor. A pele usualmente possui desiquilíbrio na produção de glândulas sebáceas, não atingindo as quantidades ideais de óleo para uma efetiva lubrificação.

Devido à sua sensibilidade, a pele seca sofre mais com os fatores externos, como o frio e banhos quentes, e fatores internos, como alterações hormonais e predisposição genética ao ressecamento. Para reequilibrar a oleosidade, a hidratação com produtos específicos para esse tipo de pele deve ser realizada com regularidade.

Pele oleosa

Pessoas com a pele oleosa podem pensar que esse tipo não necessita de hidratação, já que possui óleo em excesso. No entanto, isso é um equívoco, pois ao contrário da crença popular, hidratar não estimula o aparecimento de cravos e espinhas e nem piora a oleosidade.

Isso ocorre, pois, as duas coisas são diferentes: a oleosidade está ligada à produção de sebo, enquanto a hidratação repões os níveis hídricos do local.

A pele oleosa pode possuir essa característica devido à falta de hidratação no local. E para garantir a manutenção correta da cútis é necessário se atentar às características dos cosméticos utilizados. A preferência é por aqueles que possuem fórmula livre de óleo e ação antioleosidade.

Pele mista

A pele mista possui características tanto da pele seca quanto da oleosa, mas cada uma se aplica em diferentes regiões do rosto. A “zona T” (testa, nariz e queixo) apresenta aspecto oleoso, podendo sofrer com o aparecimento de cravos e espinhas, enquanto o restante do rosto possui as características da pele seca.

A pele mista necessita de cuidados específicos, como a higienização adequada para controlar a oleosidade e a utilização de hidratantes elaborados para esse tipo de pele. É sempre importante lembrar que ao utilizar cosméticos, você deve consultar o seu médico. Ele vai orientar você sobre o melhor tipo de tratamento para o seu caso.

Quais são os benefícios da hidratação para o rosto?

Diversos são os benefícios propiciados pela hidratação para o rosto, tais como, a suavização de linhas de expressão e manchas, redução da flacidez e controle da oleosidade e acne. Hidratar a pele promove ainda a melhora no tônus e propicia a luminosidade da pele, podendo ser considerado um meio de prevenção para o surgimento de rugas e sinais do envelhecimento.

Quando o protocolo de hidratação é feito da forma correta, os níveis de água no local são mantidos, auxiliando na retenção dos nutrientes necessários para a saúde da pele. Em suma, o procedimento faz com o tecido se recupere com maior facilidade, promovendo uma renovação celular.

Qual o valor da hidratação para o rosto?

A hidratação para o rosto é fundamental para a manutenção da aparência facial e prevenção de problemas estéticos. Para saber o valor mais adequado para cada caso, é necessário consultar um profissional que irá avaliar o seu tipo de pele, sensibilidade e outros fatores específicos. A Clínica Evo está à disposição para atender você! Agende uma consulta.

Conheça nossos protocolos combinados para realçar sua beleza e cuidar do seu bem-estar emocional.
Precisa de Ajuda? Fale Conosco!