Na hora de remover os pelos, opções não faltam. A variedade vai desde as lâminas – método que não provoca dor, mas tem menor durabilidade -, até o laser – dividido em sessões e que remove os pelos permanentemente. Quer saber quais são as principais características que diferenciam a lâmina, a cera e a depilação a laser? Então continue lendo nosso artigo e saiba mais.
A depilação com lâmina é um dos tipos de depilação mais populares, afinal é muito prático: basta adquirir o aparelho e as lâminas, umidificar a pele e raspá-la. O porém está no tipo de efeito que esse método pode provocar: reações alérgicas, ressecamento da pele, ardência e até mesmo lesões.
Dessa forma a pele pode ficar com manchas, já que produz uma hiperpigmentação local como meio de defesa. Além disso, é comum a ocorrência de foliculite, dermatites e prurido. Por isso, pessoas com pele mais sensível devem evitar a depilação com lâmina.
A lâmina remove os pelos superficialmente e realiza apenas um “corte” na estrutura dos folículos. Por isso, eles voltam a crescer rapidamente: cerca de sete dias após o procedimento. E, na maior parte dos casos, já é possível perceber os pelinhos crescendo após o segundo dia.
Por ser um método mais agressivo para a pele, a depilação com lâmina tende a gerar alta sensibilidade. Desta forma, devem ser tomados alguns cuidados depois do procedimento. Os principais são:
Além disso, quando a depilação com lâmina for necessária, é ideal que seja feita durante o banho, preferencialmente com água morna a quente. As temperaturas mais altas ajudam a dilatar os poros e amolecer os pelos, facilitando o processo.
A depilação com cera pode ser feita de duas formas: com a cera quente ou fria. A primeira opção é ideal para os locais do corpo em que os pelos são mais grossos e difíceis de serem removidos, como a virilha e axilas. É uma das formas mais eficientes, já que proporciona a dilatação dos poros e causa menos dor durante o procedimento.
Já a depilação com cera fria é mais indicada para áreas mais extensas e com pelos mais finos ou escassos – esse é o exemplo dos braços, costas e pernas. Esse método costuma ser mais dolorido, mas possui a mesma eficiência do que as opções com cera quente.
Diferentemente do método com lâmina, a depilação com cera remove os pelos desde a raiz. Assim, eles demoram mais a crescer (cerca de 25 dias após o procedimento). Ela deve ser feita com regularidade para manter a pele lisinha e, durante o processo, é necessário cuidado redobrado para evitar hematomas na pele.
Uma das principais preocupações de quem realiza depilação com cera é a foliculite. Esse é um quadro recorrente porque o método pode enfraquecer o folículo piloso, fazendo com que o pelo cresça sem força suficiente para romper a pele, encravando-o e gerando uma reação inflamatória. Para evitar essa e outras complicações, alguns cuidados são recomendáveis após o procedimento:
Produtos com álcool, ácidos, óleos e hidratantes devem ser evitados. Esses agentes podem obstruir os poros, facilitando o surgimento de pelos encravados e foliculite.
A depilação a laser é um dos métodos mais eficientes para remover os pelos. Esse método é dividido em algumas sessões e pode ser feito em diversas áreas do corpo, como pernas, braços, axilas, virilhas e, até mesmo, para remover a barba. Ao contrário do procedimento com cera, a depilação a laser não causa dor e possui sessões mais rápidas, otimizando o tempo dos pacientes e proporcionando mais conforto.
A remoção dos pelos ocorre através de um aparelho que emite laser, essa luz atinge os pontos de melanina dos pelos, danificando a estrutura e fazendo com que eles sejam eliminados. Por essa razão, pessoas com pelos mais escuros e grossos costumam perceber resultados mais rápidos e eficientes. É importante que a pele não esteja bronzeada antes da depilação a laser, de forma a evitar eventuais queimaduras na pele e propiciar uma remoção mais eficiente.
Um dos principais benefícios da depilação a laser é a remoção definitiva dos pelos. Ainda que esse resultado não seja visível nas primeiras sessões, ao final do tratamento a pele fica lisa, livre dos pelos e sem problemas como a foliculite.
Para algumas pessoas, pode ser recomendável a realização de uma sessão anual de laser, como meio de manutenção.
Alguns cuidados são necessários após a depilação a laser e entre as sessões, como uma forma de manter a efetividade do procedimento. Os principais são:
A definição do melhor método para remoção dos pelos varia conforme o caso. Mas, em geral, técnicas com o laser tendem a ser mais benéficas. Entre as vantagens da depilação a laser, está a sua efetividade: os pelos são removidos permanentemente – um meio de otimizar a rotina dos pacientes.
Além disso, a depilação a laser não causa dor e evita os problemas decorrentes de outros tipos de procedimentos, como a foliculite, pelos encravados e várias outras formas de irritação na pele.
A depilação a laser pode ser feita em diversas regiões do corpo. Por essa razão, o valor do procedimento só pode ser definido após uma avaliação, que envolve diversos fatores. Algumas das principais características que influenciam no preço da depilação a laser são: extensão da área a ser depilada, tom de pele, cor e espessura dos pelos.