A toxina botulínica é uma substância amplamente utilizada para a realização de procedimentos estéticos, como a elevação de sobrancelhas e tratamentos para linhas de expressão. Ainda assim, muitas pessoas não conhecem o que ela é e quais são as suas principais utilizações. Para esclarecer essas e outras dúvidas comuns, preparamos um artigo especial sobre o tema. Continue lendo e saiba mais.
A toxina botulínica é um tipo de proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Quando essa substância é aplicada, por meio de injeção, em quantidades mínimas, tem o poder de relaxar os músculos. Isso ocorre devido a um processo próprio desse tipo de toxina, que bloqueia os sinais nervosos do cérebro para o músculo.
Muitas pessoas podem confundir os dois termos. Afinal, qual a diferença entre toxina botulínica e Botox®? Como explicado anteriormente, toxina botulínica é uma proteína natural capaz de relaxar ou mesmo paralisar os músculos. Já Botox® é o nome da marca pioneira na utilização dessa substância para fins estéticos e é produzida pelo laboratório Allergan.
Em síntese, nem todos os procedimentos com toxina botulínica são feitos com Botox®, já que existem diversas marcas da proteína no mercado.
A toxina botulínica possui diversas utilidades, sendo recomendada inclusive para casos além da estética, como o bruxismo, por exemplo. Entretanto, seu uso mais conhecido é entre os procedimentos estéticos, conheça alguns deles:
O surgimento de rugas e linhas de expressão são uma parte natural do envelhecimento da pele. A toxina botulínica age como meio de minimizar as marcas que surgiram no rosto, graças ao seu efeito de relaxamento muscular. Com isso, os músculos faciais não se contraem e a pele fica com um aspecto mais homogêneo.
A substância é aplicada principalmente nas regiões onde ocorrem as rugas dinâmicas – que surgem devido à movimentação facial constante. Ou seja, ela é efetiva para aplicações na testa, ao redor dos olhos e da boca.
A acne pode ocorrer por diversos motivos, entre eles estão a grande produção de sebo e a presença de algumas bactérias na pele. Quando a toxina botulínica é aplicada no rosto, diminui consideravelmente a produção das glândulas sebáceas e faz com que a região tratada seja menos colonizada por microrganismos. Dessa forma, a incidência de acne é reduzida e é possível notar a melhora no aspecto de cicatrizes geradas por ela.
As sobrancelhas caídas podem alterar a harmonia da face, por essa razão, muitas pessoas buscam uma forma de torná-las mais arqueadas e bonitas. Isso é possível com a aplicação da toxina botulínica, pois ela relaxa os músculos que “puxam” as sobrancelhas para baixo, permitindo que elas ganhem um efeito mais elevado.
O bruxismo é uma condição clínica em que os pacientes rangem ou apertam os dentes de forma involuntária, causando o desgaste dental e diversos problemas à saúde bucal. Um dos tratamentos mais aplicados para amenizar esse distúrbio, tem como protagonista a toxina botulínica. Ela é aplicada nos músculos da articulação temporo-mandibular, atuando de forma a relaxar a área.
Caracterizada pela transpiração excessiva nas mãos, pés, testa ou axilas, a hiperidrose pode ser amenizada com a toxina botulínica. Quando a proteína é aplicada, passa a inibir o neurotransmissor que regula a atividade das glândulas sudoríparas, fazendo com que a incidência de suor diminua nas regiões tratadas.
A toxina butolínica é uma substância amplamente utilizada no tratamento da enxaqueca. Em alguns casos da doença, as dores podem ser amenizadas com a aplicação da toxina em lugares específicos – isso porque ela relaxa os músculos e bloqueia a transmissão de estímulos de dor. Essa melhora costuma ser sentida em cerca de 15 dias após a aplicação e o resultado pode perdurar por até seis meses.
O sorriso gengival ocorre quando, ao sorrir, o lábio superior se eleva mais do que o normal, expondo uma grande área da gengiva. Nesses casos, a toxina botulínica pode ser utilizada como um meio inibir essa grande elevação. A substância é injetada na musculatura do lábio, fazendo com que ele não sofra uma abertura tão grande. Dessa forma, o sorriso passa a ser mais natural e harmônico.
As assimetrias faciais podem acontecer por diversos fatores, incluindo choques, lesões e, até mesmo, o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Nos casos em que a deformidade ocorre devido a rigidez muscular, a toxina botulínica pode ser uma saída eficiente. A proteína pode atuar como relaxante, deixando os músculos mais soltos, facilitando a mobilidade facial e diminuindo as dores decorrentes do quadro.
A toxina botulínica é uma substância utilizada para a realização de diversos tipos de tratamentos estéticos, por essa razão, o valor para sua aplicação pode variar. Fatores como a quantidade de rugas a serem tratadas, nível de profundidade dos vincos e flacidez da pele, entre outros, atingem diretamente o custo dos procedimentos. Procure a avaliação de um médico, ele será capaz de avaliar seu caso e indicar o melhor caminho para que você tenha os resultados esperados.