Cada vez mais, os homens vêm buscando por tratamentos estéticos para rejuvenescer a aparência. Com isso, a toxina botulínica tornou-se uma das aplicações mais utilizadas por eles na atualidade, possibilitando a prevenção das linhas de expressão, e o controle de rugas mais profundas. Confira o artigo e saiba mais!
A toxina botulínica é uma substância natural, produzida pela bactéria Clostridium Botulinum, e que tem como principal função diminuir a resposta dos neurotransmissores, responsáveis pela movimentação muscular da face. Quando aplicada no rosto, ela age relaxando os músculos e amenizando as expressões.
Esse processo resulta na prevenção e redução das rugas dinâmicas, aquelas causadas pela movimentação repetitiva da face. Assim, torna possível diminuir aspectos como os famosos “pés de galinha”, as marcas de expressão na testa e as linhas de marionete.
Indicada para todos que desejam melhorar a aparência do rosto, a toxina botulínica age prevenindo e tratando linhas de expressão. Em geral, o tratamento segue as mesmas etapas para homens e para mulheres, iniciando com o estudo completo da face e a posterior aplicação da substância nos pontos predeterminados pelo médico.
No entanto, existem alguns aspectos que influenciam e diferenciam este tratamento entre os dois públicos. Os homens, por exemplo, possuem a pele mais espessa e os músculos da face geralmente maiores e mais fortes. Isso faz com que suas rugas sejam geralmente mais pronunciadas e o seu tratamento necessite de doses maiores da substância para obter o resultado desejado.
Em geral, a toxina botulínica pode ser usada de duas maneiras: preventiva ou reparativa. Assim, após uma avaliação, o médico irá definir as áreas de aplicação e a quantidade de substância necessária, de acordo com as características e objetivos de cada pessoa.
Neste caso, é aplicada para evitar a ação e a definição das marcas de expressão, que surgem ao longo dos anos. Isso porque, o movimento repetitivo dos músculos da face, que resulta nas rugas dinâmicas, pode ser atenuado e reduzido com esta aplicação preventiva.
Na aplicação da substância de forma reparativa, o tratamento visa atingir as rugas que já estão formadas na face, amenizando sua intensidade e profundidade, e assim recuperando a jovialidade da pele.
Em um primeiro momento, é feita uma avaliação com o médico, para determinar as áreas que receberão a toxina botulínica, visando um resultado natural e harmônico. Na sequência, a substância é aplicada, com uma agulha pequena e fina, em dosagens avaliadas e definidas juntamente com o paciente.
A duração dos efeitos da toxina botulínica é de aproximadamente 4 a 6 meses, visto que, com o passar do tempo, a atividade nervosa da região de aplicação vai sendo restabelecida. Com isso, é recomendado ao paciente fazer doses de manutenção da substância, no período que será indicado pelo médico, para manter seus resultados por mais tempo.
Aqui na Clínica, o tratamento é totalmente personalizado, levando em consideração os traços individuais do paciente, seus objetivos, as regiões de aplicação, entre outros fatores, que interferem na quantidade de substância utilizada. Por isso, uma avaliação prévia é fundamental para obter mais informações sobre as aplicações no seu caso.
A aplicação de toxina botulínica precisa ser feita com a dose correta da substância, e por profissionais capacitados, para que o procedimento aconteça de forma segura e atinja os resultados desejados.
Na Clínica Dr. Cássio Klein, contamos com uma equipe competente, disposta a ajudá-la (o) da melhor forma, além de toda infraestrutura adequada para o seu tratamento. Fale conosco, agende sua consulta e aproveite todos os benefícios da toxina botulínica.