As duas maiores causadoras da papada são a flacidez e a gordura localizada abaixo do queixo; e o ponto em que ambas convergem é o tratamento para combatê-las. Você sabe qual é? A resposta é o Ultraformer III, um aparelho que utiliza o ultrassom micro e macrofocado para estimular o colágeno e usa a energia térmica para “queimar” as células de gordura, diminuindo a papada em poucas sessões.
A papada, também conhecida como queixo duplo, é caracterizada como um acúmulo de gordura ou excesso de flacidez localizado na área abaixo do queixo. Esse problema interfere nos contornos faciais, diminuindo a definição e deixando a face com um aspecto envelhecido. Alguns fatores que podem desencadeá-la são: genética, sobrepeso, efeito sanfona e a baixa produção de colágeno.
Além disso, ela pode indicar algumas doenças como a tireoide aumentada (conhecida como “papo”) e o excesso de corticoides. Para entender se a papada está associada a essas ou outras enfermidades, consulte um médico especializado.
Conheça abaixo algumas das causas estéticas que desencadeiam o queixo duplo:
Uma das principais causas da papada é o acúmulo de gordura no pescoço, especialmente abaixo do queixo. Esse fator pode ser desencadeado pelo sobrepeso ou, até mesmo, por fatores genéticos – nesse caso pode ocorrer até mesmo em pessoas magras.
Para evitar esse tipo de papada é preciso precaver-se contra o efeito sanfona e o consumo excessivo de carboidratos, já que esses fatores contribuem para o acúmulo de gordura. Além disso, a prática regular de exercícios físicos pode auxiliar na prevenção ou eliminação desse tecido adiposo.
O colágeno e a elastina são as principais proteínas que mantêm a sustentação da pele. Quando a produção dessas substâncias diminui, a flacidez aumenta e as rugas e linhas de expressão se tornam mais evidentes no rosto. Esse processo está diretamente ligado ao envelhecimento e aos hábitos não saudáveis, pois eles fazem com que a renovação celular seja retardada.
Assim, ocorre um acúmulo de pele abaixo do queixo, desencadeando a papada gerada pela flacidez. O principal meio de evitar esse problema é utilizar cosméticos e realizar tratamentos estéticos que estimulem o colágeno, melhorando a sustentação da pele.
Muito se fala na papada causada pelo acúmulo de gordura e pela flacidez, porém, ela também pode ser causada pelo formato do rosto. Pessoas com mandíbula pouco demarcada, queixo retraído (para dentro) ou desproporcional ao restante da face, têm maior tendência a esse problema, devido ao sombreamento que surge na área.
Ou seja, mesmo que haja um acúmulo pequeno de gordura ou flacidez, a impressão é de que a papada é maior do que realmente é. Nesses casos, pode ser necessária a harmonização facial (para alongar o queixo) ou cirurgias ortognáticas, que reposicionam as estruturas ósseas do maxilar.
A determinação do melhor procedimento estético para diminuir a papada varia de acordo com cada caso. Um médico especialista irá avaliar as características do rosto do paciente, a fim de entender quais são as causas que desencadeiam esse problema. Em geral, são indicados tratamentos que combatem a flacidez e gordura localizada, além de serem recomendados hábitos mais saudáveis, como uma alimentação balanceada e exercícios físicos regulares.
Dentre os tratamentos para redução da papada, um dos destaques é Ultraformer III. Esse aparelho utiliza o ultrassom micro ou macrofocado para tratar diferentes camadas da pele. A tecnologia é uma referência na área estética por promover resultados eficientes e visíveis em poucas sessões. Conheça a seguir como ele pode atuar contra a papada:
O Ultraformer III pode ser utilizado para tratar a flacidez no pescoço, incluindo a papada. O processo para tratamento ocorre da seguinte forma: as ondas de ultrassom microfocado atingem a pele e provocam coagulação, aumentando assim a produção de colágeno no local. Dessa forma, a região ganha mais sustentação e perde o aspecto flácido.
Além disso, o procedimento pode ser associado aos bioestimuladores, substâncias que aumentam a produção de colágeno, potencializando ainda mais os resultados.
Para os pacientes que sofrem com o acúmulo de gordura na região do pescoço, o Ultraformer também pode ser um tratamento eficiente. Para isso, o ultrassom atua sobre camadas profundas da pele, atingindo o tecido adiposo. O aparelho aquece as células e estimula o organismo a eliminá-las de forma natural.
Para definição do preço do tratamento com Ultraformer III, alguns pontos precisam ser avaliados pelo médico responsável, como a causa do problema (flacidez ou gordura localizada), extensão da papada e fatores secundários (como o queixo encurtado, por exemplo).
Após essa avaliação, será possível definir as sessões necessárias e valor para o tratamento da papada.