Já ouviu falar nas rugas do código de barras? Elas são linhas finas e verticais que surgem em volta dos lábios. Sua presença costuma afetar a autoestima e causar desconforto em pessoas que convivem com elas. Mas afinal, por que elas surgem? Como evitá-las? Elas têm tratamento? Neste artigo, você descobre tudo isso e mais um pouco. Vem conferir!
Muito conhecidas como código de barras, as rugas periorais são sinais comuns do processo de envelhecimento facial. Elas são linhas profundas, finas e verticais, que se localizam em volta dos lábios e costumam surgir após os 40 anos.
Fruto da combinação entre a flacidez de pele e a movimentação dos músculos da região próxima à boca, elas costumam evoluir de rugas dinâmicas (aquelas que aparecem apenas quando tencionamos os músculos), para rugas estáticas, que são visíveis mesmo quando estamos com o rosto em repouso.
De forma geral, as rugas são fruto das “caras e bocas” que fazemos ao longo da vida. Atos como franzir a testa, sorrir ou “fazer biquinho para mandar beijo”, fazem parte do nosso dia a dia e, consequentemente, do processo de envelhecimento. Afinal, viver também é envelhecer.
Elas começam a surgir depois dos 25 anos, que é a idade em que o corpo diminui gradualmente a produção de colágeno e elastina. Isso faz com que a pele perca, dia após dia, a capacidade de se “dobrar/movimentar” sem ficar marcada por rugas e linhas de expressão.
Além de serem causadas pela movimentação muscular, as rugas periorais, em específico, tendem surgir em pessoas que:
– Fumam. O cigarro aumenta o contato da pele com os radicais livres, acelerando o processo de envelhecimento. Além disso, o ato de fumar exige a contração da musculatura perioral, o que também contribui para o surgimento do código de barras.
– Têm a pele clara. Por incrível que pareça, a cor da pele também pode influenciar no surgimento de rugas. Pessoas com fototipo claro têm, por natureza, menos proteção contra os raios ultravioletas e radicais livres. E, como sabemos, tudo isso contribui para o desenvolvimento de linhas e rugas, inclusive as periorais.
– Têm algum problema dentário. A posição dos dentes influencia (e muito) na contração dos músculos em torno da boca. Por isso, em alguns casos, pode acarretar a formação dessas ruguinhas tão incômodas.
Como você já deve ter percebido, as rugas e linhas de expressão são inevitáveis. Afinal, elas fazem parte do nosso ciclo da vida. Contudo, alguns hábitos diários podem retardar seu surgimento precoce, como utilizar protetor solar diariamente, evitar o consumo de cigarro e investir em tratamentos preventivos.
Na Clínica Dr. Cássio Klein, prezamos pela autoestima e bem-estar dos nossos pacientes. E, para isso, contamos com procedimentos e tecnologias diversos, indicados para o tratamento das mais variadas queixas estéticas. Abaixo, te contamos mais sobre os alguns tratamentos utilizados aqui na Clínica para tratamento do código de barras. Confira!
Realizado com ácido hialurônico, o preenchimento é indicado para a volumização das finas depressões, que formam as linhas do código de barras, e nivelamento da pele. Além disso, a substância também é recomendada para a hidratação e estímulo de colágeno na região.
Como vimos neste artigo, as rugas, de forma geral, são formadas pela movimentação dos músculos. Por isso, a toxina botulínica está entre as indicações de tratamento. O famoso Botox®, como é popular e comercialmente conhecida, é indicado para minimizar a ação dos músculos que formam as rugas, para que eles se contraiam com frequência e força menores.
Equipado com tecnologia de ultrassom micro e macrofocado, o Ultraformer é indicado para diferentes finalidades, sendo cada ponteira definida de acordo com os objetivos e necessidades de cada caso, mediante avaliação médica. O aparelho atua em diferentes camadas da pele, visando o estímulo de colágeno e a sustentação aos tecidos.
E aí, curtiu saber um pouquinho mais sobre as linhas do código de barras e seus tratamentos? Para agendar uma consulta de avaliação, é só entrar em contato com a gente!
Estamos localizados na Rua Padre Réus, número 179, em Espumoso no Rio Grande do Sul. Fale conosco por WhatsApp clicando aqui!