Tratamentos para oleosidade e acne

No canto esquerdo da imagem, uma mulher branca toca seu maxilar com a mão. O fundo da imagem é branco.

A oleosidade e a acne no rosto acarretam diversos incômodos, como o brilho excessivo da face e o surgimento de cravos e espinhas. Além do problema estético, a acne ainda pode causar dor e atrapalhar a rotina do paciente, por isso, encontrar o tratamento mais adequado para o seu caso é primordial. Saiba mais.

Oleosidade e acne

A oleosidade e a acne possuem relação estreita, já que ambas são caracterizadas pela alta produção de sebo pelo organismo, e podem ser causadas pela alimentação inadequada, desequilíbrio hormonal e exposição solar excessiva.

Nesse sentido, é necessário destacar que a acne pode ser inflamatória (“espinhas”, nódulos, cistos) ou não inflamatória (“cravos”), uma vez que, para cada quadro há um tipo de tratamento mais adequado.

Quando as lesões geradas pela oleosidade e acne não são tratadas ou passam por um tratamento inadequado, a pele pode sofrer com marcas permanentes. Por isso, em todo caso, é importante reconhecer a causa do distúrbio e o tipo de acne para então iniciar o tratamento.

Quais são os tipos de acne?

A acne é mais comum na adolescência, onde as mudanças hormonais do corpo podem afetar a produção das glândulas sebáceas. Esse distúrbio é caracterizado pelo surgimento de cravos e espinhas no rosto, que podem gerar desconforto e cicatrizes.   

Acne vulgar

É a forma de apresentação mais comum da acne, associada à produção de hormônios sexuais masculinos. Se dá pelo processo de obstrução dos poros pelo excesso de glândulas sebáceas. Pode ter diferentes causas, como a predisposição genética, distúrbios hormonais etc.

Acne fulminante

É mais rara e pode ocorrer como uma evolução no quadro da acne vulgar. É mais comum em adolescentes do sexo masculino e é considerada grave, já que pode causar febre, dor nas articulações e outros sintomas. O auxílio médico é fundamental no tratamento desse tipo de acne, buscando evitar traumas maiores na pele. 

Acne solar

Esse tipo de acne ocorre especialmente no rosto e se deve à exposição solar. A luz do sol aumenta a produção de sebo e incha os poros por onde ele seria eliminado. Assim, ocorrem inflamações locais que geram a acne solar.

A prevenção se dá a partir da utilização de filtro solar, especialmente em épocas como o verão, onde a incidência do sol é maior. Mas não se esqueça, é necessário se atentar àqueles que possuem toque seco e evitar os de fórmula oleosa.

Acne nódulo-cística

Essa é a acne comumente chamada de “espinha interna”. Ela apresenta nódulos inflamados na pele que requerem o auxílio médico para tratamento. Pode ser indicado o uso de antibióticos para o tratamento desses casos, portanto necessitando da orientação médica.  

Quais são os tratamentos para oleosidade e acne?

Existem diversos tratamentos eficientes para a remoção de cravos, espinhas e oleosidade. A escolha do mais adequado varia de acordo com a intensidade da produção das glândulas sebáceas na pele e do tipo de acne a ser tratada. 

Quanto custam os tratamentos para oleosidade e acne?

Os tratamentos para a acne são variados e podem oscilar de acordo com a intensidade e tipo de acne a ser tratada. Por isso, é imprescindível a avaliação de um profissional qualificado para a definição do tipo de procedimento a ser realizado e a quantidade de sessões necessárias. Somente a partir dessa avaliação é possível definir o preço do tratamento ideal.

A Clínica Evo está à disposição para auxiliar você. Entre em contato e agende uma avaliação!

Conheça nossos protocolos combinados para realçar sua beleza e cuidar do seu bem-estar emocional.
Precisa de Ajuda? Fale Conosco!