Orientação cosmética
Com o aumento do acesso à informação, a utilização de produtos voltados para a saúde da pele acabou se popularizando ao longo dos anos. Afinal, ao saber dos efeitos do envelhecimento, diminuição na produção de colágeno, efeitos do sol e outros fatores, é natural desejar evitar os problemas estéticos causados por eles.
Mas qual o tipo de cosmético adequado para cada tipo de pele? Quais tipos de produtos devem ser utilizados? Com a orientação cosmética de um médico, você encontra a resposta para essas e outras perguntas.
O que é a orientação cosmética?
Primeiramente, é importante entender o significado de cosmético. Esse termo é utilizado para designar os produtos de uso externo que embelezam ou protegem diferentes partes do corpo. Alguns exemplos são as máscaras faciais, loções, protetores solares e cremes. A orientação cosmética atua como uma forma de orientar os pacientes acerca do tipo desses produtos mais adequado para o seu caso.
Qual a importância da orientação cosmética?
Na internet, os vídeos e resenhas sobre produtos cosméticos são muito populares, já que muitos dos consumidores desses produtos não buscam orientação profissional antes de adquiri-los. É importante entender o tipo de substância que está entrando em contato com a pele, já que alguns princípios ativos podem piorar problemas preexistentes.
A orientação cosmética atua como um meio de evitar os perigos do uso de cosméticos sem a instrução de um profissional. Com esse atendimento, você elucida os tipos de cosméticos mais adequados para o seu tipo de pele, e quais os princípios ativos necessários para melhorar problemas como a acne, oleosidade e manchas. Além disso, recebe também conselhos acerca dos veículos cosméticos necessários para atender as suas necessidades de cuidados com a pele.
Quais são os cuidados com o uso de cosméticos de cada tipo de pele?
A orientação cosmética leva em consideração os diversos aspectos da pele, como as manchas presentes, idade do paciente, rugas, linhas de expressão e o tipo de pele. Cada uma dessas particularidades necessita de um cuidado diferente e somente um profissional pode recomendar o produto adequado em cada caso.
Entenda um pouco melhor o que define cada tipo de pele:
Pele normal
Esse é o tipo de pele que todos almejam, não produz oleosidade em excesso e não apresenta sinais de ressecamento. Sua textura costuma ser mais aveludada e homogênea, mas ainda assim necessita de cuidados para manter os seus pontos positivos.
A limpeza, hidratação e proteção solar são os passos essenciais para qualquer tipo de pele. Nas normais, esses passos atuam como meio de prevenção a manchas solares, aparecimento de rugas precoces e acne.
Pele seca
A pele seca apresenta índices de hidratação inferiores aos demais tipos, fazendo com que ela necessite de cuidados mais específicos. Identificá-la é uma tarefa relativamente fácil, já que apresenta características bastante evidentes. Seu aspecto é sem brilho e luminosidade, pode ser esbranquiçada e causar sensação de repuxamento.
É comum a pele seca apresentar sensibilidade, o que requer mais atenção no momento da escolha de cosméticos. Quando passa por um estágio mais severo de ressecamento, apresenta coceira, descamação e ardor. Sua principal causa é o desequilíbrio na produção de glândulas sebáceas que não atingem as quantidades ideais de óleo para lubrificação.
Esse tipo de pele é mais suscetível aos agentes externos que causam o ressecamento, como temperaturas baixas e banhos muito quentes. Devido a esse aspecto, a pele seca necessita de cosméticos que reponham a hidratação perdida. A rotina de cuidados costuma ser composta pela limpeza, tonificação, hidratação e proteção solar com agentes hidratantes.
Pele oleosa
A pele oleosa é aquela onde a produção sebácea é excessiva e pode causar problemas como a acne, cravos e espinhas. Costumam possuir brilho excessivo na chama “zona T”, formada pela testa, nariz e queixo. Apesar de apresentar piora em épocas mais quentes, recomenda-se que o cuidado com esse tipo de pele seja feito durante todo o ano.
As características dos cosméticos utilizados devem ser levadas em consideração, assim como o nível de oleosidade e acnes presentes na pele. A preferência é pela utilização daquele que possuem texturas em gel, propriedades antioleosidade e fórmulas livres de óleo.
Pele mista
Esse tipo de pele possui características tanto da pele seca quanto da oleosa, cada uma em locais específicos do rosto. Nas áreas do nariz, testa e queixo, há predominância de oleosidade, enquanto as demais se assemelham mais à pele seca ou normal.
Os cosméticos para essa pele são diferenciados, buscando diminuição na oleosidade e bons índices de hidratação. Antes de iniciar a sua rotina de cuidados com a pele busque por centros profissionais que ofereçam a orientação cosmética, assim você mantém sua pele bonita sem preocupações.
Qual o valor da orientação cosmética?
A orientação cosmética é muito importante para a efetividade total da rotina de cuidados. As orientações podem obter valores variados, a depender do tempo de consulta e tipos de cosméticos a serem analisados. Para saber o preço da sua orientação cosmética, entre em contato com a Clínica Evo.