Rejuvenescimento facial e estimulação de colágeno
Com o avanço da idade é natural a pele do corpo sofrer com o envelhecimento, e ocorrer o surgimento de marcas indesejadas. No rosto, podem surgir as rugas, flacidez e perda de volume. A boa notícia é que esses problemas possuem solução. Conheça o tratamento para rejuvenescimento facial e estimulação de colágeno para saber como reverter esses problemas.
O que é rejuvenescimento facial?
O rejuvenescimento facial é um tratamento que visa a melhora do aspecto da pele que sofreu com o processo de envelhecimento. Com ele é possível obter uma aparência mais jovial e saudável. Atualmente, um dos principais meios para o sucesso do procedimento é a estimulação da produção de novas células de colágeno.
Qual a função do colágeno no corpo?
O colágeno representa 70% de toda a proteína da pele e atua melhorando a sua sustentação, em todo o corpo, incluindo o rosto. Quando a pele possui boas quantidades dessa substância apresenta boa estabilidade, firmeza, tônus e resistência. Por consequência, a falta dele faz com que o aspecto da pele seja menos jovial.
A idade é um fator importante na produção natural de colágeno. Por volta dos 25 anos, a degradação dessa substância se inicia e vai aumentando com o tempo, fazendo com que ocorra o aceleramento do processo de envelhecimento.
Assim, os problemas estéticos passam a ficar mais evidentes no rosto. Os principais deles são: linhas de expressão e rugas dinâmicas; flacidez muscular e diminuição do volume.
Linhas de expressão e rugas dinâmicas:
Em um primeiro momento, é importante observar que existem dois tipos de rugas: as dinâmicas e as estáticas.
As rugas dinâmicas são aquelas que se tornam visíveis somente com o movimento do rosto, como vincar a testa, sorrir, chorar, franzir o cenho etc. Como resultado, ao longo do tempo, esses movimentos formam linhas de expressão em regiões como a testa, ao redor dos olhos “pés de galinha”; “código de barras” (sulcos periorais) e “linhas de marionete” (sulcos lábio mentonianos).
As rugas estáticas são geralmente mais profundas e permanentes, pois são visíveis com o rosto mesmo em repouso. Pode-se dizer que estas são resultado do processo natural do envelhecimento e da ação de agentes, como a radiação solar, a poluição do ar, tabagismo, entre outros. Há vezes em que as rugas estáticas são uma evolução das rugas dinâmicas que não foram tratadas e então pioram e se acentuaram ao longo dos anos.
Flacidez muscular:
Ocorre pela perda das fibras de sustentação dos músculos faciais, um processo natural do envelhecimento. Com o passar dos anos, o organismo passa a produzir menos destas fibras e o que acarreta em um rosto flácido.
Diminuição de volume:
A diminuição de volume no rosto se dá devido ao declínio nos níveis hormonais. As linhas do queixo e da mandíbula perdem sua definição e as maçãs do rosto “caem”, formando uma bolsinha de gordura (jowl) na região da bochecha (conhecida popularmente como bulldog). Além disso, nesse contexto, a flacidez se acumula e interrompe o contorno da mandíbula, deixando-a sem definição.
O que é a estimulação de colágeno?
Além do envelhecimento, alguns hábitos podem fazer com que a produção de colágeno pelo corpo diminua, tais como, tabagismo, consumo de álcool, exposição solar sem proteção, estresse e até mesmo o baixo consumo de proteínas. Como citado anteriormente, quando os níveis dessa substância diminuem, os sinais do envelhecimento ficam mais evidentes.
Um tratamento que visa solucionar o problema é o rejuvenescimento facial e estimulação de colágeno. O procedimento consiste na aplicação profissional de soluções que estimulam a produção de colágeno pelo organismo e seus resultados são progressivos. Esses ativos trabalham para que o corpo naturalmente produza a proteína por um determinado período – que pode variar de acordo com a capacidade individual de cada paciente produzi-lo.
Benefícios do rejuvenescimento facial e estimulação de colágeno
O procedimento para rejuvenescimento facial e estimulação de colágeno faz com que a aparência do resto se torne mais jovial e harmônica. No decorrer do tratamento, é possível perceber uma melhora no aspecto de linhas de expressão, rugas e no tônus facial.
Além disso, é possível recuperar a firmeza e o volume perdidos em decorrência do envelhecimento ou emagrecimento rápido. O procedimento estimula um processo natural do corpo e pode ser menos invasivo do que outros tipos de procedimentos.
Qual o valor do rejuvenescimento facial e estimulação de colágeno?
O preço do tratamento para rejuvenescimento facial e estimulação de colágeno varia de acordo com cada caso. Características como a idade, estado da pele e resultados esperados devem ser avaliados para definir um valor adequado ao procedimento.
Por isso, sempre busque auxílio médico ao procurar por tratamento estéticos, pois apenas o especialista poderá realizar o diagnóstico adequado para o seu caso.