Tratamento de manchas e melasma no rosto
As manchas e o melasma no rosto são muito comuns, principalmente entre aqueles que se expõem muito ao sol. Ainda que seja recorrente, existem algumas dúvidas sobre o assunto, tais como: qual a diferença entre as manchas e o melasma? Quais são as suas causas? Quais são os tratamentos? Saiba mais.
O que são as manchas no rosto?
Existem diversos tipo de manchas no rosto: sardas, rosáceas, manchas senis, entre muitas outras. Elas ocorrem devido a alterações anormais na pigmentação do rosto, que podem possuir diferentes causas. Quanto mais recentes elas são, mais fácil é o seu tratamento.
Quais são as causas das manchas no rosto?
As manchas no rosto são muito associadas à exposição prolongada ao sol, já que ele propicia a alta produção de melanina. Esse tipo de mancha é mais recorrente em quem possui pele clara, e pode ser evitada com o uso de protetor solar.
As manchas de acne também são comuns, já que, durante a adolescência, grande parte das pessoas são acometidos por espinhas. Ao manipulá-las ou tratar os casos mais graves, é possível que as manchas fiquem nos locais onde a acne estava presente.
Já as manchas vermelhas, são geralmente causadas em decorrência de alergias alimentares ou, até mesmo, devido a produtos aplicados diretamente na pele. Para entender suas causas e a melhor forma de prevenção, procure sempre o seu médico de confiança.
O que é o melasma?
O melasma é uma mancha que ocorre no rosto e possui tom mais escuro do que a pele saudável. Seus limites são bem demarcados e irregulares, sendo mais comuns na região da testa, lábios, queixo, maçãs do rosto e nas têmporas. Seu tamanho é variado, podendo até mesmo atingir uma porcentagem maior do rosto do que as regiões sem manchas.
Quais são as causas do melasma?
O melasma ocorre devido a hiperpigmentação da pele, que foi exposta aos raios ultravioletas. O processo se dá porque a pele usa a alta produção de melanina como um fator de defesa. Os hormônios, quando desregulados, também são considerados agentes de risco. Assim, é preciso estar atento a problemas na tireoide e ingestão de hormônios – como em anticoncepcionais, por exemplo.
Tratamentos para as manchas e melasma faciais
Essas marcas podem ser um grande incômodo, especialmente quando presentes na pele do rosto. Felizmente, hoje existem procedimentos específicos para tratar o problema e levar mais autoestima a quem sofre com ele.
Cada tratamento possui indicações específicas para o quadro apresentado pelo paciente. Por isso, é imprescindível que seja feita uma avaliação com o médico para que ele possa analisar as suas características e então indicar a melhor opção para você. Em alguns casos, pode ser indicado o uso combinado de alguns procedimentos para obter um resultado mais eficaz.
Quanto tempo demora a recuperação?
O período de recuperação varia de um paciente para outro, levando em conta aspectos específicos de cada um, como o tipo de mancha apresentada, o nível do problema, o tratamento escolhido, a reação do organismo durante esse processo, além do número de sessões realizadas e, consequentemente, o tempo de intervalo entre cada uma delas.
É importante destacar, ainda, que pode haver recomendações específicas de cuidado após o procedimento, conforme o profissional responsável julgue necessário para se obter um bom resultado de forma segura e dentro das particularidades para cada pessoa.
Qual o valor dos tratamentos para manchas e melasma no rosto?
Os tratamentos para manchas e melasma no rosto possuem diferentes meios e formas de trazer o melhor resultado para a pele. Por isso, cada caso deve ser avaliado em particular por um profissional da saúde, que irá definir o tipo de tratamento a ser utilizado e a quantidade de sessões necessárias.